# Estação Maritaca
Por ocasião do evento Estação Maritaca no SESC Pompéia em outubro de 2018, criei duas traquitanas e dei uma oficina onde as crianças construíram um "brinquedo musical". A ideia por trás do evento, concebida pela artista Mariana Piza, foi proporcinar às crianças experiências de uma emissora de rádio.
# Vitrola Maritrônica
A Vitrola Maritrônica é uma traquitana que mistura as possibilidades de um mixer, um toca-discos e um seletor de músicas, tudo em uma caixa com tampo transparente para que as crianças possam ver e ter curiosidade sobre os componentes que permitem o seu funcionamento. As crianças podem fazer scratch usando um disco e um crossfader, escolher e combinar loops de músicas, alterar o volume e a velocidade com que esses loops são reproduzidos. O design da caixa, o disco rotativo e a capa de acrílico são o artista e cenógrafo Julio Dojcsar. A Vitrola Maritrônica foi arranjada em uma espécie de iglu (cenografia de Marisa Bentivegna) em que quatro crianças podiam interagir com a traquitana ao mesmo tempo.
# O Funcionamento
Em termos superficiais, a Vitrola Maritrônica funciona da seguinte maneira:
Duas placas de prototipagem, Arduino (opens new window) Duo e Teensy Board (opens new window), digitalizam e processam dados de faders e botões rotativos (encoders) bem como do disco giratório.
Um computador de placa única Raspberry Pi (opens new window) executando o SuperCollider (opens new window) com um programa especificamente escrito para o dispositivo.
Uma placa de som especial para a Raspberry Pi transforma os sinais gerados pelo SuperCollider em som real.
# Gravador Maritaca
O Maritaca Recorder é um objeto com o qual as crianças ouvem dicas para que gravem histórias e façam entrevistas entre si. Através de uma interface simples, eles operam e gravam sem precisar de ajuda de adultos. As gravações são armazenadas e disponibilizadas para uso no aplicativo Maritaca.
# Funcionamento
Dentro do gabinete de metal há uma placa de desenvolvimento Teensy conectada a uma placa de áudio específica, à qual o microfone e os fones de ouvido estão conectados. As gravações são armazenadas em um cartão SD.
# Traquitronica - Oficina de Brinquedo Musical
Nesta oficina destinada a crianças a partir dos sete anos de idade acompanhadas de adultos, construímos juntos instrumentos eletrônicos simples, com elementos simples, sem circuitos de solda ou complicados. Elas podem tocá-los com gestos, controlar a luz e os botões, e ainda combinar os instrumentos de uma com a da outra. No final, os participantes podem levar seus instrumentos para casa.
# Os Objetivos
- aprender princípios básicos de elétrica, eletrônica e de áudio, a partir de atividades práticas.
- Construção de um instrumento eletrônico que pode ser levado pelos participantes.
# Specificidades
Com base em um circuito integrado, construímos em placas de prototipagem um circuito simples que gera pulsos elétricos em freqüências audíveis, que ouvimos através de pequenos alto-falantes. Freqüências podem ser moduladas usando sensores de luz e botões rotativos. No final, como experimentação, os instrumentos podem ser combinados, gerando modulação cruzada e, assim, sons mais complexos.