# Sobre mim
Sou um artista que acredita que as diferentes formas de arte não devem ser colocadas em gavetas separadas. Minha pesquisa envolve várias formas de expressão e modos de envolvê-las para fazer emergir sentidos novos e abertos. Em meus trabalhos uso sensores, câmeras, objetos comuns do dia a dia, lixo, cabos, módulos de rádio, placas de prototipagem e computadores com softwares de código aberto. Entre 2014 e 2017, em Berlim/Alemanha, fui aluno convidado no curso Arte Gerativa / Arte Computacional na UdK (Universidade das Artes). Colaboro com artistas de lá e de outras partes, a partir de São Paulo. Produzo imagens e música para apresentações solo e em colaboração, como para a Society for Non-Trivial Pursuits (S4NTP) e o artista Ieltxu Ortueta. De 1997 a 2011 fiz design gráfico, desenvolvimento web e animação como freelancer e em revistas, estúdios de design, estúdios de comunicação e publicidade, tais como MTV Brasil, Rico Lins Studio, Editora Três, Touché Propaganda e Crioula Câmera.
# CV
# 2019
# Escuta Ativa
26 de agosto a 6 de dezembro, Derdic (escola de ensino médio para jovens surdos), TUCA (Teatro da universidade Católica)
Classes for deaf young students, development of audiovisual instrument and sound design.
# C A M P O
Desde 25 de maio, Festival Paidéia, SESC Interlagos, Pompéia, em São Paulo, SESC Ribeirão Preto, Villa Grimaldi em Santiago, Chile
Música ao vivo feita através de códigos para a performance C A M P O.
C A M P O como uma roça infinita, que pode atravessar cidades e potencializar encontros singulares e intensidades criativas.
# 2018
# Estação Maritaca
12 a 25 de outubro, SESC Pompéia, São Paulo
Por ocasião do evento Estação Maritaca no SESC Pompéia em outubro de 2018, criei duas traquitanas e dei uma oficina onde as crianças construíram um "brinquedo musical". A ideia por trás do evento, desenhada pela artista Mariana Piza, foi proporcionar às crianças experiências de uma emissora de rádio.
# Território Vital
05 de julho de 2018, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo
Performance em que quatro pessoas estão conectadas a sensores de frequência cardíaca e respiracao. Os dados extraídos dos sensores são transformados em parâmetros de sintetizadores digitais criados especialmente para a performance com o uso do SuperCollider.
# Banda de Plantas para Crianças
02 de Junho de 2018,
Sesc Sto Amaro, São Paulo
Por ocasião do projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, realizado pela área de Educação para a Sustentabilidade do Sesc São Paulo, fui convidado a fazer a versão despojada de Banda de Plantas adaptada para crianças. Durante quatro horas, as crianças e os adultos acompanhantes puderam experimentar influenciar o som tocando com as plantas e também puderam fazer perguntas e falar sobre o que acontecia ali.
# Caixa Automágica de Música Sensorial
São Paulo, 12 de maio de 2018
Por ocasião do Scratch Day na Escola da Vila, propus algo diferente do Scratch (opens new window), porém relacionado à arte e tecnologia: um instrumento em forma de caixa, tocado com luz e sombra, movimento ,vibração e botões.
# Algorave SP
São Paulo, 17 de março de 2018
Por ocasião do 6º aniversário da Algorave (opens new window), a AlgoSix foi realizado em várias cidades do mundo e também em São Paulo. Tudo foi transmitido e unido em um evento de três dias.
Produção e divulgação da primeira Algorave no Brasil.
# 2017
# Akademie der Künste - Kontakte - Bienal de Música Eletroacústica e Arte Sonora - workshop Share Control, Share Influence (Compartilhar Controle, Compartilhar Influência)
O workshop foi focado nas “possibilidades oferecidas pela linguagem de programação SuperCollider para performances de música em conjunto baseadas em rede”. Colaborei como docente no workshop, juntamente com Alexandra Cárdenas, Fredrik Orlofson, Hannes Hoelzlt e Alberto de Campo; também na preparação de uma versão SuperCollider StandAlone especialmente criada para o evento, para usuários de Linux e Windows. Suporte e instrução para os participantes.
mais detalhes (opens new window)
# Nová Synagóga / Art Gallery Žilina, Slovakia
# Coexistence, a performance night from the S4NTP in Zilina
Série de concertos curtos de participantes do S4NTP. O meu foi Liebesbrunnen - Performance audiovisual com o instrumento de mesmo nome.
# Deutschlandfunk Kultur - SAAVY Funk - Documenta
# Multiverse Crosstalk Radio (opens new window) - Utopia Network Music
Música de rede com codificação ao vivo com o S4NTP.
# Elysium Art Festival - Novilla, Berlin
Bateria de códigos
Colaboração na performance de Isak Han “Metal Machine Music”, onde ele toca sons de feedback com um joystick, e eu toquei ao vivo na bateria usando o Tidal Cycles.
Música em rede com codificação ao vivo em conjunto com a S4NTP no evento de abertura.
Sobre o evento, no site deles:
De junho a setembro de 2017, artistas, curadores e cientistas participantes transformarão os poetas comoventes NOVILLA no genius loci de uma "ilha do abençoado Gesamtkunstwerk". Utopistas de steampunk, pintores, escultores, artistas, músicos, artistas de som e mídia encontram cientistas e fabricantes do sustentável, futurista, altamente econômico e biodegradável.
# 2016
# Fashion-show Unter - A collection of collections. Da Hochschule für Künste Bremen (Escola Superior para as Artes de Bremen) na Berlin Fashion Week
Composição usando técnicas generativas no SuperCollider. Juntamente com Lindsey, Byrke Lou (direção musical) e Wolfgang Kick.
# The Society for Non Trivial Pursuits #110 @ Spektrum - Berlin
# Canto Curioso
Imagens de paisagens naturais e gestos humanos comparados como movimentos orgânicos analisados com técnicas de visão computacional. Música e vídeo influenciam um ao outro em um sistema de feedback. Programado em OpenFrameworks e SuperCollider usando filmes feitos pelo grupo. Juntamente com Lisa-Maria Steppacher, Christian Hoehn, Isak Han e Luca Lomonaco. Desenvolvimento posterior ao workshop em Sauen do departamento de Arte e Mídia da UdK Berlim.
# 2015
# DATA JAM // NANO PPGAV UFRJ >>> <<< RAUM 111 MEDIENHAUS UDK BERLIN //
Dados provenientes de plantas no Solar do Jambeiro, em Niterói, no Rio de Janeiro, para a Sala 111, na UdK Medienhaus, em Berlim, usadas para gerar música e dados retornando para gerar música lá no RJ. Por ocasião do Hiper6. Evento realizado pelo NANO (Núcleo de Arte e Novos Organismos) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Foram usados SuperCollider, plantas e Pure-Data, todos se comunicando uns com os outros através de OSC.
ouca trechos aqui (opens new window)
# Live-drawing Performance FLOU! - Brasil
Trilha sonora e sound-design, em colaboração com o artista Ieltxu Martinez Ortueta.
Os sons traduzem os desenhos da dimensão espacial. Os sons respiram, reivindicam e expressam - algoritmicamente - o modo como os desenhos são formados.
A música move o corpo e o movimento se torna desenho, ou seria o contrário? Desenho e papel têm vida própria e se expressam através do som. Criar é dar vida a algo que já existe?
# Performance Margem Abandonada - Berlim, Hildesheim
Para atuação da atris e performer Mariana Senne. Um conjunto de gravações de campo de São Paulo e Berlim que foram usadas como material para paisagens sonoras desenvolvidas usando o SuperCollider, com o qual eu procurei a interseção entre nossas paisagens sonoras internas e os sons familiares comuns da vida cotidiana. Apresentado no Instituto de Teatro, Mídia e Cultura Popular da Universidade de Hildesheim.
# Moving Poets Festival – All That s Jazz, Novilla, Berlin
O Liebesbrunnen foi apresentado em um pequeno concerto acompanhado por uma dançarina no Festival Moving Poets. REPUBLIC 111 - música em rede com a S4NTP.
# Music Makers Hacklab - A Score for Uncertainty, ICAS Festival, Dresden
Organizado pelo coletivo Interspecifics (opens new window) e Alberto de Campo, o Score for Uncertainty (Partitura para a Incerteza) foi um laboratório colaborativo de sete dias focado na criação de uma composição sonora de um futuro desconhecido usando instrumentos existentes e novos e catálogos de sons. Os participantes colaboraram em sessões intensivas de improvisação com o objetivo de analisar a maneira pela qual novos dispositivos poderiam estar envolvidos na criação de uma paisagem sonora futurista. O resultado foi apresentado como um concerto ao vivo no final da semana do Festival ICAS (opens new window) em Dresden.
# Avanti Screening I - projeção experimental de curtas-metragens, no Ehemaliges Stummfilmkino Delphi, Berlim
Criação e construção do instrumento audiovisual e escultura interativa Liebesbrunnen. apresentado no evento como uma escultura interativa. A seguir, a descrição que fiz para ele antes de construí-lo.
A instalação será um cilindro com muitos pequenos objetos, incluindo LEDs e discos piezoelétricos. Há uma webcam em um lado que captura o que acontece dentro de alguém quando alguém a move. A imagem é processada com Processing para criar camadas com base em atrasos e, portanto, adicionar a dimensão temporal como um via de sentido.
# Geist Kino - Instalação site-specífic Zauberspiegel - Ehemaliges Stummfilmkino Delphi, Berlim
O evento Geist Kino foi apresentado no programa do Vorspiel do Festival Transmediale. O projeto tem suas origens no Brasil através do coletivo de artistas "Cine Fanstasma" e, consequentemente, no contexto do seminário superior "Atlas de Mediendências - Media Action in Berlin", do Prof. Dr. med. Siegfried Zielinski, adaptado para Berlim. Zauberspiegel é uma instalação site-specific, com a qual se pode ver através do tempo e entre as dimensões da realidade cotidiana e as realidades dos filmes antigos, particularmente do expressionismo alemão. Através do espelho, a imagem facial de quem está na frente de Zauberspiegel se funde com o rosto de um personagem icônico dos filmes de antigamente. Por isso, cria um canal de comunicação que funciona nos dois sentidos.
# 2013
# Fanzine Reklamiertes Kapital - Zinefest Berlin
A artista Lina Tegtemeyer propôs a produção de uma versão de uma publicação independente para ser exibida no Zinefest Berlin. Minha versão do Fanzine Reklamiertes Kapital tinha poesias, fotos, fotografias e estênceis, tanto feitos por mim como por alguns dos participantes de um workshop que dei em São Paulo em 2011. As capas foram feitas com estênceis exclusivos e únicos para cada cópia.
# 2012
# Animação para o filme Nós Outros. Colaboração com o Estudio Anemona - Brasília / São Paulo
Como membro honorário do Estudio Anemona, criei uma série de pequenas animações para o filme Nós Outros, idealizado e dirigido por Marina Weis. As ilustrações são de Valentina Fraiz.
“Nós Outros” parte do Brasil para uma viagem pela América Latina. É um ensaio-filme, uma colagem subjetiva, onde, somando-se às palavras e imagens coletadas durante a viagem, estão trechos de filmes e registros de fatos políticos: lembranças de um passado latente que volta inquieto para desafiar o presente. Juntando-se, geografias, gerações e experiências tecem-se em formas de habitar o espaço, o corpo coletivo, a intimidade e, sobretudo, o nosso tempo.
# 2011
# Workshop de estêncil para pessoas que vivem em abrigos - Coorpel. São paulo
O workshop foi realizado na cooperativa de reciclagem de lixo, Coorpel. Pretendeu-se ampliar a capacidade de expressão dos participantes, estimular sua criatividade, aumentar sua confiança, autoestima e capacidade de compreensão do mundo que os cerca. Proporcionando momentos agradáveis de trabalho em equipe e aprendizado. As individualidades puderam se expressar em favor de obras coletivas, trocando experiências e tarefas. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de aprender uns com os outros e perceber que existem múltiplos caminhos e possibilidades de expressão ou realização de ideias.
# 1997-2011
Trabalho desde o final dos anos 1990 como designer gráfico, web-designer, webmaster, animador e diretor de arte, como freelancer, e em estúdios de design, revistas e agências de comunicação, publicidade e publicidade. Entre eles estão a MTV Brasil, o Rico Lins Studio, a Editora Três e a Touché Propaganda.
← Canto Curioso Contato →